TOP

Biografia #1 "Ronaldo"

Ronaldo Luís Nazário de lima
"Ronaldo na copa de 2006"


*Nome completo: Ronaldo Luís Nazário de lima
*Local de nascimento:Rio de janeiro, 22 de setembro de 1976 (34 anos)
*Altura: 1,83
*Pé:Destro
*Apelidos: Fenômeno,ronaldinho,R9

*Informações Profissionais

*Posição: aposentado, centroavante

*Clubes onde Jogou
   Cruzeiro- 1993 a 1994
    psv eindhoven- 1994 a 1996
   Barcelona- 1996 a 1997
   Internazionale- 1997 a 2002
   Real madrid- 2002 a 2007
   Milan- 2007 a 2008
   Corinhtians- 2009 a 2011

Seleção- 1994 a 2006

Medalhas
Bronze nos jogos olímpicos de atlanta em 1996



Primeiros anos

Ronaldo teve uma infância pobre, embora não miserável. Apaixonado por futebol, costumava matar aulas em Bento Ribeiro para dançar no clube Valqueire Tênis Clube, perto de sua casa. Chegou a tentar treinar no Flamengo, mas por não ter dinheiro para pagar as quatro conduções até a sede do time, foi parar no São Cristóvão. Além de ser mais perto de sua casa, o próprio clube lhe deu dinheiro para o transporte.
Aos 14 anos, teve seu passe comprado pelos empresários Alexandre Martins e Reinaldo Pitta por US$ 7.500. O jovem, que não conseguiu treinar no Flamengo, seria "perdido" por outros dois grandes clubes, Botafogo e São Paulo: para o alvinegro, o emprésario Reinaldo Pitta quis doar 50% do passe do jovem, que teria uma boa vitrine. Com a negativa, Ronaldo foi oferecido por 25 mil reais ao tricolo, que quis pagar 15 mil.
Jairzinho o viu no São Cristóvão e pagou dez mil dólares pelo menino. Revendeu-o para uma ex-equipe sua, o Cruzeiro. A equipe mineira ficou convencida a aceitá-lo após Ronaldo salvar-se em meio à má campanha da Seleção Brasileira sub-17 que disputou no campeonato sul-americano da categoria, em que o garoto foi artilheiro com oito gols, enquanto o Brasil terminou em quarto lugar e fora do Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 de 1993, primeira e única vez em que o time não se classificou para o torneio.


"Ronaldo com seu primeiro passaporte abril de 1994"


Surge o "Fenômeno"


No meio daquele ano, Ronaldo transferiu-se para o Barcelona, da Espanha, por 20 milhões de dólares, à semelhança de sua dupla de ataque na Seleção Brasileira, Romário, outro a sair do PSV rumo ao Barça. Ronaldo faria juz ao dinheiro gasto, fechando o ano de 1996 com dezessete gols em vinte partidas.[1] Acabaria eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo pela FIFA. Suas atuações lhe valeram o apelido de El Fenómeno.
A temporada 1996/97, sua única pelo clube catalão, encerrou-se sem o título espanhol, que por dois pontos ficou com o rival Real Madrid. Ainda assim, Ronaldo, artilheiro do Espanhol com 34 gols em 37 jogos, levantou a Copa do Rei e a Recopa Europeia, com gol dele na decisão contra o Paris Saint-Germain. Feliz na Catalunha, foi com espanto que divulgou-se que a Internazionale finalmente conseguira acertar com ele, pagando a multa rescisória de 32 milhões de dólares; a razão teria sido a negação do presidente blaugrana Josep Lluis Núñez em aumentar o salário do atacante.

"Ronaldo em ação pelo barcelona"


As primeiras lesões graves

"Lesão mais grave de ronaldo aconteceu quando ele jogava pela internazionale"


No dia 21 de novembro de 1999, na partida da Inter de Milão contra o Lecce, Ronaldo pisou em um buraco no gramado, torceu o joelho e rompeu parte do tendão patelar. Era a primeira lesão grave de Ronaldo. Ficou cinco meses afastado dos campos e seu time foi mal no Italiano.
No dia 12 de abril de 2000 aconteceu o primeiro retorno aos gramados. Ronaldo entrou aos 12 minutos do segundo tempo do jogo entre Inter e Lazio, na final da Copa da Itália. Quando o relógio ultrapassava a barreira dos 19 minutos de jogo na etapa complementar, ele recebeu a bola na intermediária de ataque e partiu para cima da marcação adversária. Depois disso, o que se viu foi a imagem chocante do tendão patelar do joelho direito se rompendo completamente.
Seu segundo retorno aos gramados aconteceu mais de um ano depois, em agosto de 2001, ainda na Inter de Milão. Ronaldo ainda era visto com olhos de incerteza por todos os críticos. Foi então que Luiz Felipe Scolari surpreendeu e deu uma chance ao atacante na Copa do Mundo de 2002, deixando o baixinho Romário de fora da lista final. O que aconteceu na Copa não precisa nem ser citado. Participação decisiva, com dois gols marcados na final contra a poderosa Alemanha, e a confirmação da sua volta por cima.
Após o Mundial, foi para o Real Madrid. Nos "galácticos", mais um prêmio de melhor jogador do mundo e, mais uma vez, contusões. Dessa vez, não eram no joelho, mas sim musculares. Ronaldo chegou a desfalcar o Real por diversas vezes, o que prejudicou sua continuidade e o bom futebol dentro da equipe. A forma física do atacante também já não era a mesma, com visíveis quilos a mais e, de novo, a desconfiança de torcedores e da imprensa.

"Ronaldo sofre outra lesão jogando pelo mian"


A Volta por cima

O técnico Luis Felipe Scolari surpreendeu muitos críticos quando em 2002 decidiu convocar Ronaldo para a seleção que iria viajar para a Copa do Mundo da Coréia-Japão. Muitos preferiam ver Romário como o atacante do time, e consideravam Ronaldo fora de forma e acabado para o futebol.
Durante a Copa, Ronaldo provou ao mundo o contrário. Com oito gols no torneio, ele não só se tornou o artilheiro como também ajudou seu time a conquistar a sua quinta Copa do Mundo. O Fenômeno estava de volta!
Novamente eleito o melhor jogador do mundo no ano de 2002, Ronaldo se viu em uma polêmica transferência para o Real Madrid. A transação custou cerca de 39 milhões de Euros aos cofres dos Merengues. Lá jogou com Zidane, e juntos ajudaram o time a conquistar o Campeonato Espanhol, com Ronaldo sendo o artilheiro da competição.


"Ronaldo recebe o premio de melhor jogador do mundo em 2002, ele ja ganhou 3 vezes."



Dando a volta por cima mais uma vez


Corinthians
No dia 9 de Dezembro a diretoria do Corinthians anunciou a contratação de Ronaldo para 2009.
Depois de quase dois meses de treinos intensos e algumas polêmicas, o jogador estreou pela equipe num jogo em Itumbiara, Goiás, pela Copa do Brasil. Jogou poucos minutos e não marcou gols.
Dias depois, no entanto, no dia 8 de março de 2009, em Presidente Prudente, Ronaldo fez história de novo ao entrar contra o Palmeiras no clássico, quando o Corinthians perdia por 1 x 0. Fez quatro boas jogadas incluindo o gol, de cabeça, aos 47 minutos, que decretou o empate para delírio da torcida corintiana.



Aposentadoria



Após a desclassificação precoce na Copa Libertadores da América de 2011, Ronaldo não conseguiu mais suportar suas dores físicas, e decidiu anunciar oficialmente a sua aposentadoria em 14 de fevereiro de 2011, numa coletiva de imprensa. Segundo ele, sua aposentadoria se deu pelo fato de estar enfrentando seguidas lesões, inclusive revelando que sofria hipotireoidismo, um disturbio metabólico que desacelera o metabolismo e dificulta a perda de peso. O jogador afirmou que o problema poderia ser resolvido com ingestão de hormônios, porém, esta prática é proibida no futebol, e acarretaria numa suspensão por doping. Porém, médicos discordam que o tratamaneto seja confundido com doping e o próprio médico do clube Corinthians afirmou que Ronaldo não tinha esta doença. Além do mais esta doença evita emagrecer mas não engorda.[56]
Cquote1.svgDepois de mais uma lesão, eu refleti muito em casa e decidi que era o momento. Que não ia esperar mais e tinha realmente dado o máximo que eu nunca imaginei que poderia chegar. É muito duro abandonar o que te deixa feliz, tem tanto amor e poderia seguir porque mentalmente e psicologicamente ainda quero muito. Mas também tenho que assumir algumas derrotas. Eu perdi para o meu corpo.Cquote2.svg
— Ronaldo, sobre sua aposentadoria.
"Ronaldo chora durante sua despedida"











12 comentários:

  1. você cortou a parte dos travecos...no bom sentido...

  2. nuss, nunca me esqueço dele na copa de 2002
    jogo demais!!

  3. Ficou ótima a biografia!
    Não dá para negar que por muito tempo ele abrilhantou o futebol brasileiro!

    ;D

  4. Fantástica como foi a abordagem dessa matéria. Ronaldo, poderoso jogador. Azar que ele tenha se aposentado...

  5. Concordo, sem duvidas, ele foi um dos maiores jogadores da historia.

  6. Este comentário foi removido pelo autor.
  7. Tenteiii não rir das primeiras fotos ;X
    mas o cara é bom, temos que admitir. ô/

  8. mt legal seu post sobre o Ronaldo.
    Ele é um exemplo para muitos.



    http://paulinhabsilva.blogspot.com/

  9. É, não curto futebol, não admiro Ronaldo.
    Mas é um trabalho interessante.

  10. Ronaldo mais que eterno!
    Homenagem mais que merecida

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  11. Sempre fui fã dele, apesar de discordar de algumas de suas atitudes!

    Tenho um post com conteúdo crítico ao Ronaldo no meu blog, quem quiser ver...

    Mas sem dúvidas um bom jogador.

    http://miizaell.blogspot.com/

  12. Gosto do Ronaldo ;D

Postar um comentário