TOP

Biografia #5 "Bono Vox"

Um dos mais Famosos cantores e compositores da atualidade, líder da banda U2 e incansável guerreiro na luta pelos direitos humanos, Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox. 


Créditos: Rubi *__*






Bono Vox   (U2)



Nome: Paul David Hewson
Data de Nascimento: 10/05/1960  (50 anos)
Local de Nascimento: Dublin
País: Irlanda
Ocupação: Músico,Cantor,Compositor,Ativista.



Infância.

Paul (Bono Vox)
Paul passou sua infância no bairro de Pallymun, subúrbio de Dublin. Ele cresceu entre duas religiões: seu pai era protestante e sua mãe católica. Sempre fala sobre a dificuldade de lidar com isso num país com conflitos étnicos e religiosos tão exacerbados quanto a Irlanda. Quando tinha 14 anos ele perdeu a mãe, seu lado rebelde se acentuou e ele passou a andar com um grupo chamado "The Village", onde conheceu Gavin Friday, seu melhor amigo e hoje consultor do U2. O grupo tinha uma banda mas Paul raramente cantava com eles, pois era considerado desafinado e daí surgiu o apelido irônico de Bono Vox (voz perfeita em latim).




O Surgimento da Banda U2

A banda foi formada em Dublin em Outubro de 1976. Larry Mullen Jr. com apenas 14 anos pôs um anúncio na escola à procura de músicos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos baptizado de "Feedback", que incluía Mullen na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) (voz), Dave Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de Dave, Dik, também na guitarra. Após algum tempo de ensaio os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.
O punk rocker de Dublin, Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators from space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Adam tinha ficado amigo de um roqueiro influente da época, que deu várias dicas de nomes para a banda e sugeriu também "U2" (U-2 nome de um avião espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson-Bono) que foi bem aceito.   
Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espectáculos e como tal "you too" (você também) participa do espectáculo.

Fã ardoroso de Elvis Presley, Bono chegou a batizar um de seus filhos como Memphis Eve, referindo-se à cidade onde o ídolo passou sua vida e morreu. O irlandês homenageou várias vezes o cantor, vestindo um figurino dourado similar ao de Elvis em suas apresentações. Bono logo se destacou no interior do U2, devido a sua atuação no palco e ao seu dom carismático, que logo conquistou platéias do mundo inteiro.
Ídolo do rock, cultuado em todos os recantos do Planeta, Bono sempre buscou conciliar suas atividades musicais com suas crenças e valores religiosos, e também com suas atividades humanitárias. Suas canções sempre foram um espelho de seus ideais e de suas aspirações altruístas. O U2 chegou a realizar um show para o ex-pontífice João Paulo II.
Bono Vox defende a igualdade e a tolerância, a união de todas as religiões, que ele traduz como coexistência. No campo social, ele vem lutando insistentemente contra a miséria reinante na África, socorrendo o povo deste continente e contribuindo para que eles possam ter sua dignidade resgatada e o corpo alimentado.



Em 1982 ele contraiu matrimônio com sua namorada Alison Stewart, com quem ele teve quatro filhos, Jordan Lena (10/05/1989), Memphis Eve (07/07/1991), Elijah Bob Patricius Guggi Q (17/08/1999) e John Abraham (20/05/2001). Por suas inúmeras causas humanitárias, Bono concorreu, em 2005, ao Prêmio Nobel da Paz. O cantor teve várias participações também no cinema, atuando em parceria com o diretor alemão Wim Wenders. Em 2007 ele teve uma aparição especial no filme Across The Universe, desempenhando o papel de Dr. Robert e cantando I Am The Walrus e Lucy In The Sky With Diamonds, canções dos Beatles.







Bono, e o Seu Trabalho Na África 

Desde 1999, Bono tornou-se cada vez mais envolvido na campanha de terceiro-mundo para aliviar dívidas e ações de sensibilização para a situação da África, incluindo a pandemia de aids. Na última década, Bono se encontrou com vários políticos influentes, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos, George W Bush, e primeiro-ministro canadense Paul Martin. Durante uma visita em março de 2002 à Casa Branca, depois que o presidente Bush anunciou um pacote de US$ 5 bilhões de ajuda, ele acompanhou o presidente para um discurso nos jardins da Casa Branca, onde ele declarou: "Este é um primeiro passo importante, sério e novo nível de compromisso. Isso deve acontecer com urgência, porque esta é uma crise". 
Em 2004, ele foi premiado com o Pablo Neruda à "Medalha de Honra" do Governo do Chile. A revista Time nomeou Bono como uma das "100 Pessoas Mais Influentes" em sua edição especial de maio 2004, [85] e novamente na 2006 Hora 100 edição especial. e novamente em 2006, na edição especial do "Time 100".] Em 2005, a Time nomeou Bono como Pessoa do Ano, junto com Bill Gates e Melinda Gates. Também em 2005, ele recebeu o prêmio português de "Ordem da Liberdade por seu trabalho humanitário. Nesse ano, Bono também estava entre os três primeiros destinatários do Prêmio TED, que concede a cada vencedor "Um desejo de mudar o mundo". 

Bono e o jogador Drogba, juntos contra a Aids.
"Bono é uma inspiração. Além de músico fantástico, ele sempre batalhou pessoalmente por essa causa", disse Alicia Keys. "Tenho muito respeito pelo que ele fez pela África e como ele usou sua fama para espalhar o bem pelo mundo. Se eu fizer, ao longo da vida, metade do que ele fez, ficarei feliz. O modo que tratamos os pobres reflete o que somos como pessoas. Espero que todos entendam o desastre que acomete a África e possam ajudar com ações naquele continente", pregou Alicia Keys. "Todos os astros do rock querem sempre fazer duas coisas: sucesso e mudar o mundo. Se conseguirem fazer as duas ao mesmo tempo, tanto melhor", declarou o ativista Bono Vox. 







Frases Marcantes:

Sou um músico "escrevinhador", fumador de charutos, bebedor de vinho, leitor da Bíblia.
Nós não devemos ser responsáveis, nós devemos ser irresponsáveis (artisticamente falando)... O rock´n'roll deve ser irresponsável. 
Quando você está escrevendo músicas há duas coisas que você não quer escrever: sobre política e religião. A gente acaba escrevendo sobre os dois. 
Eu penso que, no final das contas, o grupo é totalmente rebelde por causa de nossa postura contra aquilo que as pessoas entendem ser rebeldia. Aquela coisa toda de estrelas do rock jogando seus carros dentro da piscina – isso não é rebeldia... Rebeldia começa em casa, em seu coração, em sua recusa de comprometer suas crenças e seus valores...  



Curiosidades Sobre Bono Vox:


  • A lua de mel de bono foi na jamaica
  • A primeira filha, Jordan, nasceu no exato dia em que Bono completou 29 anos (10 de maio de 1989). 
  • Bono tem medo de altura
  • Deixou de fumar Charutos porque o médico o aconselhou; Os Charutos preferidos chamam-se More, e tem sabor de menta.
  • Bono já declarou em algumas entrevistas que geralmente não usa cuecas...mas quando usa, quase sempre são pretas.











Créditos: Rubi *_*



15 comentários:

  1. Massa !! Essa cara é foda !!!
    tenso que nao fui no show =/

  2. Sou fã dele não só por cantar muito bem e musicas boas, mas pela força e determinação que ele tem em ajudar os necessitados.

    http://comentariocriticoo.blogspot.com

  3. seguindo já

  4. Não imaginava que ele tinha 50 anos, achei que era menos

  5. OH MEU DEUS
    Que coisa mais linda *--*
    Bom, vamos ao comentário imenso agora.

    Além do talento, Bono é um cara super consciente, acho que por isso o admiro tanto.É incrível como ele consegue administrar seu tempo com a banda produzindo mega turnes, e ao mesmo tempo ficar engajado em projetos que visam atender ao público mais carente, tendo como base a África. Tantas e tantas vezes ele conversou com políticos, na tentativa de fazer com que eles esquecessem as dívidas, e no entanto, ele conseguiu.

    É engraçado como quem deveria fazer isso, não faz. Bono é um dos caras que merece ser reconhecido por isso, principalmente. E claro, não vamos desmerecer a banda, porque afinal de contas, ninguém faz nada sozinho.

    A biografia está maravilhosa! As fotos estão ótimas, as frases que você selecionou são clássicas e eu apesar de suspeita, falo de coração que adorei *--* Superou minhas expectativas.

    Obrigada Dinho!
    Fiquei super feliz *-* inclusive por ver o meu nome aí haha

    Beeeijo.

  6. Sou fã do U2, chorei pq não consegui comprar o ingresso pro show deles. Bono é o cara!

  7. Eu que agradeço Rubi, Não sabia muita coisa sobre a vida dele. Más agora eu sei que ele não é so um cantor. mas tbm uma grande pessoa.

    Obrigado pelos comentários.

  8. Bono Vox fodão (y)

  9. Bono é pesoo
    Um Super Músico'
    ^^

  10. Bono é top de linha.

  11. Anônimo

    Concordo plenamente com vc! 💗💗💗

  12. Anônimo

    Amo, como amo este ser iluminado 💗

  13. Anônimo

    Amo, como amo este ser iluminado 💗

  14. Simplesmente Bonno você demais, uma pessoa iluminada, adoro suas músicas sonho um dia ver o show do U2, que Deus abençoe sempre você sua família e suas causas. Você é o cara.

  15. Bicho desafinado!

Postar um comentário