TOP

Os 12 Deuses Do Olimpo #1 "Poseidon"

Sou Fascinado por Mitologia Grega, e Resolvi Fazer uma serie de posts Relacionados a esse tema. Toda Semana irei falar sobre um Deus Grego. E vou começar pelo meu favorito Poseidon, O Deus dos mares.



Poseidon- Deus Dos Oceanos E Dos Mares





































Deus do mar, filho dos Titãs Cronos e Réia, e irmão de Zeus, Deméter, Héstia, Hera e Hades. Poseidon era o marido de Anfitrite, uma das Nereidas, com quem ele teve um filho, Tritão.

Entretanto, Poseidon teve inúmeros outros casos de amor, especialmente com ninfas de riachos e fontes, e teve filhos conhecidos pela sua selvageria e crueldade, entre eles o gigante Orion e o Cíclope Polífemo.
Poseidon e Górgona Medusa eram os pais de Pégaso, o famoso cavalo alado. Poseidon aparece proeminentemente em inúmeros mitos antigos e lendas.
Disputou sem sucesso com Atena, deusa da sabedoria, pelo controle de Atenas.


Na arte, Poseidon é representado como uma figura majestosa e barbada, segurando um tridente e freqüentemente acompanhado por um golfinho.
Os Romanos identificaram Poseidon com seu deus do mar, Netuno.





Na Mitologia grega, Posídon ou Poseídon assume o estatuto de Deus supremo do Mar, conhecido pelos romanos como Netuno, e pelos Etruscos por Nethuns.
Como filho de Cronos e Rhea é um dos principais Deuses do Olimpo e de acordo com certas tradições umas vezes aparece como irmão mais velho ou mais novo que Zeus, Primordialmente Zeus terá obrigado seu pai Cronus a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está Poseidon, explicando assim Zeus como o irmão mais novo. Mais tarde com o gradual aparecimento genealógico das dividades e os seus direitos de nascimento, Zeus vai-se estabelecendo no folclore helénico no filho mais Velho. Poseidon terá sido criado entre os Telchines, os demónios de Rhodes, bem como com Cephira (ou Caphira), uma das inúmeras filhas de Oceanus. Quando atingiu a maturidade ter-se-á apaixonado por Halia, uma das irmãs dos Telchines, e desse romance nascerem seis filhos, e uma filha, de seu nome Rodhus, dai o nome da ilha de Rhodes.




Considerando que as inúmeras aventuras amorosas de Poseidon foram todas elas frutíferas em descendentes, é de notar que ao contrário dos descendentes de seu irmão Zeus, os filhos do Deus dos mares, tal como os de seu irmão Hades, são todos maléficos e de temperamentos violentos. Alguns Exemplos: Com Thoosa nasceu o ciclope Polyphemus; de Medusa nasceu o gigante Chrysaor e o cavalo alado, Pegasus; de Amymone nasceu Nauplius; Com Iphimedia, nasceram os irmãos gigantes Otus e Ephialtes, (os Aloadaes), que chegam mesmo a declarar guerra aos Deuses. Por sua vez, os filhos que teve com Halia, cometeram tantas atrocidades que o Pai teve que os enterrar para evitar-lhes maior castigo. Casou ainda com Anfitrite, de quem nasceu o seu filho Tritão, o Deus dos abismos oceanicos, que ajudou Jasão e os seus argonautas a recuperar o Velocino de ouro.

Na história da Guerra De TróiaPoseidonApolo ajudaram o rei na construção dos muros daquela cidade e a eles foi prometida uma recompensa, porém tinham sidos enganados, pois o rei não os recompensou. Foi então que Poseidon muito enfurecido se vingou de Tróia e enviou um monstro do mar que saqueou toda a terra de Tróia e durante a guerra ele ajudou os gregos.

Em sua honra celebravam-se os Jogos Ístmicos, constituídos de competições atléticas e torneios de música e poesia, realizados a cada dois anos no istmo de Corinto.

Os artistas plásticos acentuaram a ligação de Poseidon com o mar e representaram-no como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.


















Escolha o próximo deus grego a ser contado aqui. deixe um comentário.









































26 comentários:

  1. Poderia falar do filme
    dele e dos 3 irmão eo sobrinho
    http://sentimentares.blogspot.com/2011/04/aniversario-kadu.html#comments
    da os parabens aiiki

  2. Acho que vc não leu o post.

  3. Cara sempre adorei esses negocios de mitologia grega.
    Com certeza poseidon tinha q ser comentado!
    Axo q seria legal falar de Zeus e de Aries!

    (slayer Brasil)

  4. Também curto muito mitologia grega. Gostaria que você falasse do Hades, deus do mundo subterrâneo.

  5. Muito bom seu blog!!!

    Fale sobre ZEUS

    estou seguindo!!

    comenta e segue o meu:http://wwwretroplay.blogspot.com/

  6. Essa semana fizemos um trabalho sobre grécia!
    E naum se fala de Grécia seem falar no DEUSES néh?
    hehe
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

  7. Vc não leu o post [2]

  8. Anônimo

    Post legal, curto bastante cultura grega
    poderia falar sobre Dionisio, parabens

  9. Cara seria legal fazer um top 10 dos deuses kkkk

  10. Muito bom seu blog

    comenta e segue o meu: wwwretroplay.blogspot.com

  11. Anônimo

    post interessante brother!
    parabens ; ]

  12. Amo mitologia Grega, e ate peço, pra voce falar de Atena, deusa da sabedoriaa...
    parabens pelo post, foi bem interessante.
    aguardo o proximo.

  13. Adoro mitologia grega também, foi você que escreveu o post? Muito bem escrito! Poderia falar sobre Pandora, e a relação que há sobre a caixa dela com as desgraças do mundo...
    Beijos!

  14. meu, excelente post. Você deve ser fã de Percy Jackson, e se não é, recomendo a leitura URGENTE. Mas leia o livro, antes de ver o filme.
    Mas, voltando ao assunto, sempre curti mais o Poseidon pelo fato de ele ser o pai dos cavalos do que por ser o deus do mar. Gosto imensamente mais de cavalos do que de peixes :D

    ahhh, pro próximo deus, fique com Atena, deusa da sabedoria :D

  15. É o meu favorito, sério!
    :D

  16. Vlw pelos comentários. Ja assisti Percy Jackson, e sinceramente achei muito fraco. eles tratam da Mitologia Grega como se fosse comedia. Por isso não gostei. e quanto ao falar de Atena. até agora Está empatado com zeus. em numero de pedidos aqui. Más zeus quero deixar por ultimo. mas quem sabe vamos ver neh... Abraço a toodos.

  17. mesmo? estava falando do livro e não do filme. UHAEUHAUHEUAHE
    acho todo e qualquer filme baseado em livro fraco. E levando-se em conta que o livro é ficção, acho justo brincar com a mitologia grega. Mas cada qual com seu cada qual :D

  18. A desculpa..hsuahsuhsha' Mas vou ler o livro, espero que seja bem diferente do filme. rsrsrs. Obrigado pela dica.

  19. Sempre tive fascínio pelo Poseidon.. Acho uma das melhoras histórias relacionadas a mitologia...

    Ahh.. dos filmes... Todos são bons... Mas, eu achei muito bom de assistir: Elefante, Bang Bang Você Morreu e A Sobrevivente.

    ;D

  20. Muito interessante!! Este assunto me agrada muito!!!

  21. adorei o post
    ainda mais que sou historiador
    vc escreveu muito bem sobre Poseidon, de forma clara e compreensivel

  22. Muito bom... no jogo Deus da Guerra fala um pouco sobre... vc já viu?
    Eu não jogo, meu marido que jogava (os 3) rsrsrs
    Até mais!!!

    http://dedeaninha.blogspot.com/

  23. Nooosa ana, sou viciado. em God of war (deus da guerra) Amoo o jogo pq trata muito bem sobre a mitologia grega. para min é o melhor jogo ja feito.

  24. nossa muito legal cara um show de ++eu gosto muito da mitologia grega nossa demais so que faltou algums deuses muito massa viu =)

  25. Gostaria de saber, os nomes todos planetas e a representação de cada um com os Deuses do Egito. Meu nome é Mary Casado Dannan. deusarainha2@outlook.com meu email. Aguardando ansiosamente. Grata.

  26. De novo..., Gostaria de sabe o nome de todos os planetas e a representação de cada um com os deuses grego. Assim como falou de Poseidon = Netuno. Saturno = Cronos.Uranos = Gaia. Sei ate aqui. Ansiosamente. Grata.

Postar um comentário