TOP

Desenhos Que Marcaram Época #4

Capitão Planeta


Quem não lembra da famosa frase  'Pela união dos seus poderes, eu sou o capitão planeta!"  "Vai Planeta"  Capitão planeta foi um sucesso na década de 90, e Até hoje é lembrado. O desenho chamava atenção por Alertar as crianças sobre poluição e desmatamento. um assunto muito importante. confira agora a historia desse clássico.



Ano de produção: 1990 a 1992
Numero de episódios: 112
Produtora: Hanna Barbera Productions
Emissora nos Eua: Tbs
Emissora no Brasil: Rede Globo- Atualmente Reprisado: Na Tv Futura




O Desenho.

No dia 16 de setembro de 1990 estreou nos Estados Unidos a série infantil Capitão Planeta, com intuito principal de divulgar ideias ecológicas. O programa é uma criação do empresário americano Ted Turner (criador das redes CNN e TNT), como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes. 

Em 1992 a série recebeu o nome de As Novas Aventuras do Capitão Planeta.
O desenho não trabalhava apenas conceitos ecologicos, em alguns episódios as histórias tratavam de temas como drogas e o vírus da AIDS.
Quando o desenho foi cancelado em 1996 ele deixou Fundação criada em 1990, a Captain Planet Foundation, que até hoje recruta jovens em todo o mundo, bem ao estilo dos Planetóides, para ações ambientais voluntárias. 



Captain Planet Foundation, entre outras coisas é responsável  por proclamar o dia 15 de setembro como o “Dia Nacional do Capitão Planeta”. A data que foi criada em 2010 teve a sua primeira comemoração em Atlanta, local onde a série de TV foi criada. A ocasião foi formalmente reconhecida no dia 07 de setembro na prefeitura da cidade, quando o prefeito fez a primeira proclamação da história para um Eco Super-Herói. O Dia do Capitão Planeta, tem a intenção de ser mais do que uma festa nostálgica, é um chamado para a ação.



A Historia.

O desenho começa quando Gaia, o espírito da Terra, acorda de um sono de 100 anos e se depara com a destruição do planeta por uma humanidade que parece insensível. Temendo pelo futuro, ela entrega anéis mágicos a cinco jovens de várias partes do mundo - Wheeler (América do Norte), Linka (Europa Oriental), Gi (Asia), Kwame (África) e Ma-Ti (América do Sul) - e forma uma equipe que tentará evitar uma destruição ainda maior da Terra.
Ao colocar os anéis em seus dedos, os jovens são transportados para a casa de Gaia, a Ilha da Esperança, um paraíso tropical de poluição zero e longe da civilização. Lá, Gaia ensina a seus pupilos os segredos da natureza. Desenvolvendo seus próprios poderes, cada um deles se identifica com os quatro elementos básicos: Terra, Fogo, Água e Vento e um elemento novo e muito especial, Coração. Este simboliza a compaixão necessária para salvar a Terra. Através dos anéis mágicos, os Planetóides aprendem a direcionar seus poderes para sua missão de salvar a Terra. Então, finalmente, eles se mostram prontos para descobrirem o maior de todos os segredos.


Quando os Planetóides unem seus poderes, raios de luz saem de seus anéis e se encontram para criar uma nuvem. Raios e trovões rasgam o céu e, diante dos olhares dos Planetóides, um novo herói literalmente emerge da terra, o Capitão Planeta.
Wheeler, tem como elemento o fogo e pode criar pequenos raios e incêndios.  Além de esperto e impulsivo, este nova-iorquino do Brooklyn, adora fazer gozação dos vilões; Linka é a Planetóide da Europa Oriental, que tem como elemento o vento e é a mais intelectual dos cinco adolescentes. Além de metódica, Linka possui grande conhecimento em computadores e música. Apesar de ter um temperamento forte e ser briguenta, Linka demonstra calma em suas deduções e se sente atraída por Wheeler, mas não gosta do seu jeito extravagante de se comportar.
Gi é nativa da Ásia e exibe uma mistura de fineza, tecnologia e moda. Estudante de biologia marinha, ela conhece profundamente os vários ecossistemas dos oceanos do planeta. O seu elemento é a Água. Ela tem o poder de controlar qualquer fonte aquática, seja ela a de um poço, uma torneira, um rio ou o mar. Gi tem o poder de fazer ondas ou criar redemoinhos no oceano.
Kwame é o ambientalista do grupo. Nascido na África, ele já viu florestas se transformarem em desertos e várias raças de animais entrarem em extinção. Ele faz qualquer coisa ao seu alcance para salvar nossa fauna e flora. Com seu "dedo verde", Kwame consegue fazer qualquer planta crescer e sua sabedoria serve como base para os outros Planetóides. O elemento de Kwame é a Terra. Ele tem o poder de causar pequenos terremotos, mover pedras, escavar o solo para o plantio e criar pequenas ilhas que emergem dos oceanos. 



Ma-Ti é o mais jovem do grupo. Criado por um pajé da tribo dos Caiapós, ele tem um grande conhecimento da floresta Amazônica, incluindo os incríveis poderes de cura encontrados nas árvores nativas da região. Ma-Ti é amigo dos animais - ele tem um macaquinho de estimação chamado Suchi - e se comunica com eles através da fala e por telepatia. Por isso, ele tem o poder de sentir o que os animais sentem e, assim, pode dizer aos outros o que os bichos sabem. O elemento de Ma-Ti é o Coração, o que permite que ele possa se comunicar telepaticamente com os outros Planetóides e com Gaia. Ele se preocupa com todos e está sempre pronto para se sacrificar pelo grupo.

juntos o grupo enfrenta perigosos vilões que querem destruir a Terra, entre eles: Zarm, o principal inimigo de Gaia e do Capitão Planeta, um espírito planetário que representa guerras, caos e a escuridão interior dos seres vivos; Porco Greedly, um ganancioso vilão que adora devorar recursos preciosos e que tem como capanga Rigger; Dra. Blight, uma cientista cruel que se empenha em criar novas toxinas, monstruosidades biológicas, espalhar a poluição e outras que envolvam seu intelecto; Looten Plunder, que adora dinheiro e vive em fortalezas móveis de alta tecnologia que devastam tudo o que existir pela frente. Seu mercenário assecla Argos Bleak adora executar qualquer serviço sujo para seu chefe; Dr. Duke Nukem, é "revestido" com pedras radioativas douradas e está sempre em busca deste tipo de material não só para consumir e ficar mais forte mas também para contaminar a Terra com sua radiação; Seu capanga Roupa-de-Chumbo é normalmente um covarde que se assusta com o poder de seu chefe; Verminoso Escória, é um rato humanóide, que vive nos imundos esgotos subterrâneos das grandes cidades e gosta de poluir utilizando principalmente materiais de esgotos; Matreiro que lida principalmente com lixo e produtos tóxicos, fingindo tratar dos mesmos com seriedade mas na realidade costuma despejar toda a sujeira em rios, lagos, florestas e outros ambientes naturais. Seu parceiro Sujão é um trapalhão chorão e incompetente; Capitão Poluição aparece quando é combinando os poderes poluentes dos anéis malignos criados por Blight para ela mesma, Dr. Duke Nukem, Matreiro, Verminoso Escória e Looten Plunder - ele tem sua própria frase introdutória "Pela união de seus poderes poluidores, eu sou o Capitão Poluição!" 





11 comentários:

  1. nossa que nostalgia
    assisti muito esse desenho
    deu até saudade agora

  2. Todo o anel que eu tinha imaginava que era um dos elementos de poderes...
    Juntava os amigos e brincávamos.... ô Nostalgia!!!

    ;D

  3. Assisti pouco esse desenho. Mas, cara, desenhos dos anos 90 são iningualaveis, na boa!

  4. Apesar de ter assistido muito pouco, tenho que admitir que é um clássico. É um desenho bem simples, mas marcou toda uma geração.
    Nostalgia total HAHAHA

    Beeijo.

  5. Anônimo

    Não foi da minha época, sou de pokemon pra frente UHSUSHUSH

  6. HAHA mt antigo esse quase não lembro hsaushau

  7. Lógico que eu me lembro desse desenho...

    A questão ambiental sempre foi e sempre será muito importante, pois dependemos muito da natureza...

  8. Demorei um pouco, mas lembrei deste desenho!!! Eu tinha ató um bonequinho do personagem principal!!! hehe

  9. Anônimo

    Top d+ o desenho!!

    O poder é de vocês!!!

    "Já não fazem mais desenhos como antigamente!"

  10. Nossa!!!
    Eu adorava esse desenho...
    Eu acho que deveria voltar a passar, era uma excelente desenho, nos conscientivava da importancia de proteger nossa planeta, agora é a hora de conscientizar essa criança de hoje da proteção do meio ambiente.

  11. fala serio capitao planeta marcou epoca?olha sose vc for fa da deste desenho mesmo pq os desenhos dos anos 80/90 da hanna-barbera esses ninguem pega

Postar um comentário