TOP

Desenhos Que Marcaram Época #2





Doug Funny  (Doug Funny)- Nickelodeon



Doug foi uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jin Jinkins e do escritor Joe Aaron. A série estreou no Nickelodeon em 1991, ficando no ar até 1994. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e, posteriormente, no SBT e na Band. Esses episódios foram produzidos entre 1991 até 1994. Em 1996, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade aos produzidos pela Jumbo Pictures. Foram exibidos nos Estados Unidos no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel e pelo SBT.


Personagens

  • Doug (Douglas Yancey Funnie): É um garoto de 11 anos e meio. É o personagem principal. Ele mora com sua mãe, seu pai, sua irmã Judy e seu cachorro Costelinha na Rua Jumbo, 21, na cidade fictícia de Bluffington. Ele narra seu cotidiano ao escrever em seu diário todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas. Ele tem um cachorro chamado Costelinha. Doug gosta de imaginar coisas, como o que poderia acontecer no futuro, também gosta de imaginar que é um super-herói chamado Homem Codorna ou então Smash Adams, um agente secreto e Race Canyon,um aventureiro ao estilo Indiana Jones.
  • Judy (Judith Anastasia Funnie): É a irmã de Doug. Ela tem cerca de 15 anos. Ela tem talento para a dramaturgia, às vezes age como uma atriz dramática e poética.
  • Costelinha: É o cachorro de estimação de Doug. Algumas vezes age como um ser humano, só que não fala. Sua casinha de cachorro tem a aparência de um iglu. Ele tem habilidades como jogar xadrez e dançar. Costelinha mostra o valor de uma amizade fiel e desinteressada. Em todos os perigos que Doug enfrenta, ele está presente, seja na vida real ou na imaginação de Doug.
  • Theda Opal Funnie: Mãe de Doug.
  • Phillis Phill Funnie: Pai de Doug.
  • Patti (Patrícia Maionese): É a melhor amiga de Doug. Doug é secretamente apaixonado por ela desde seu primeiro encontro com ela. Ela é inteligente, comportada e alegre. Ela é uma boa esportista, está sempre ganhando competições. Em certos episódios, parece corresponder à paixão de Doug.
  • Skeeter Valentine: É o melhor amigo de Doug. Skeeter foi quem ensinou Doug a pedir um sanduíche no Honker Burger, quando ele tinha acabado de se mudar para Bluffington. Ele também ajudou Doug a aprender a dançar. Também mostrou ao Doug a banda do momento, Os Beets. Ele tem um irmão mais novo chamado Dale. Assim como Doug, Skeeter tem um super-herói preferido chamado Mosquito Prateado. Skeeter usa expressões como "Ho-Ho" ou "Legal, cara!". O pai dele tem um temperamento ruim e tem um vocabulário lento. Sua mãe é bondosa e calma.
  • Dale Valentine: Irmãozinho do Skeeter. Ele tem 2 anos.
  • Roger Klotz: É o rival de Doug, um valentão que juntamente a seus amigos, atormenta Doug com brincadeiras de mau gosto, mas suas artimanhas sempre acabam se voltando contra ele. Ele mora com sua mãe e sua gata Fedida. E apesar de Roger implicar com Doug, ele às vezes se mostra um bom amigo.
  • FedidaGata de estimação do Roger. Nos primeiros episódios, Roger achava que era um gato, mas quando o animal ganhou filhotes, ele descobriu que era uma fêmea.
  • Beebe Bluff: É amiga de Patti, Doug e Skeeter. Seu pai é o homem mais rico de Bluffington. Em um episódio, ela se mostra apaixonada por Skeeter. Mesmo sendo meio esnobe, procura ser justa com os amigos.Foi ela que deu a Doug seu primeiro beijo.
  • Bill Bluff III: É o homem mais rico de Bluffington. É pai da Beebe. Ele é um descendente do fundador de Bluffington.
  • Chalky Studebaker: É amigo de Doug. Ele gosta de praticar esportes.
  • William Willy White: É filho do prefeito de Bluffington e amigo de Roger.
  • Connie Benge: É amiga de Patti e Beebe. Tem uma quedinha pelo Doug.
  • Boomer Bledsoe: É amigo de Roger e Willy.
  • Al e Moo Sleech: Eles são irmãos gêmeos. Eles são inteligentes e se comunicam através de códigos de números. O pai deles é um fabricante de biscoitos.
  • Fentruck: Aluno de intercâmbio vindo da Iakistônia, ficou amigo de Doug ao lhe pedir que escrevesse uma carta para sua irmã mais velha.
  • Loretta Laqueen: Assim como Fentruck, sua família é de origem iakistonesa. Skeeter acabou se apaixonado por ela, apesar de Doug, desconfiar a princípio que ela estivesse mentindo.
  • Larry: Membro do clube de Audio Visual (AV) da escola. Depois de um pequeno desentendimento, ele e Doug ficaram bons amigos. Outros membros do clube AV sãoElmo,Lincolm e Brian. Seu primeiro nome no desenho foi Ralph.
  • Sr. Bone (Lamar Bone): É vice-diretor da escola onde estudam Doug e seus amigos. Tem um olhar muito desconfiado com Doug, principalmente quando acontece algo de errado na escola. Ele não gosta quando os alunos da escola desobedecem regras.
  • Robert White: É o primeiro prefeito de Bluffington. Mas tarde, ele se torna diretor da escola.
  • Sra. Wingo: É professora de Doug e seus amigos.
  • Sr. Dink (Buddy Dink): Milionário vizinho dos Funnie, vive as voltas com produtos recém comprados que claro, custaram muito caro, e servem basicamente para impressionar os outros; apesar disso, tem bom coração e é o melhor amigo adulto para Doug. Mora com sua esposa, a Sra. Dink.
  • Sra. Dink (Tippingdale Dink) É a esposa do Sr. Dink. Ela é séria, sorri poucas vezes, mas nunca ri das piadas do marido. Em um episódio, ela se torna a prefeita de Bluffington.




A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem título, um estudante chamado Douglas Yancey Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são seu cachorro Costelinha seus amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida, e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos.
A irmã mais velha de Doug, Judy, é uma fonte constante de conflito. Ela é uma atriz dramática (possivelmente uma beatnik) que sempre usa roupa roxa e óculos escuros, até mesmo dentro de casa. A existência de Doug é praticamente ignorada por ela, já que os interesses dele são infantis, aos olhos dela.
Alguns episódios mostram a versão super-herói de Doug, o Homem Codorna. Doug fantasia que é o Homem Codorna, imaginando versões ao estilo quadrinhos dos fatos que vão acontecendo. O Homem Codorna usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça. Skeeter também possui um personagem no estilo, o Mosquito Prateado (umaparódia do Surfista Prateado da Marvel Comics). Sua banda favorita é Os Beets, outra paródia, dessa vez em uma mistura entre Os Beatles e Ramones.
A imaginação de Doug reage a várias situações de sua vida, o ajudando a superar seus medos. Em um episódio, temendo uma visita ao dentista, ele imagina ser um agente secreto ao estilo James Bond, fazendo menção à cena do laser em Goldfinger.
Outro tema recorrente da série é o amor de Doug por Patti. Alguns episódios são focados inteiramente nisso, mostrando tentativas de Doug para se aproximar de Patti, ou de tentar evitar que ela descubra seus sentimentos em relação a ela. Geralmente, esses episódios têm um desfecho mostrando uma esperança otimista para Doug.



A série foi produzida numa parceria entre a Jumbo Pictures e a Ellipse Programmé para o canal pago Nickelodeon. Cerca de 52 episódios foram produzidos.
O criador Jim Jinkins atualmente trabalha na Disney, no programa Playhouse Disney.







25 comentários:

  1. Eu amooooooooooooooo esse desenho *-* eu assistia todo dia na cultura! eu não perdia 1. eu só assisti o desenho da Nickelodeon. nunca vi o da disney '-'

    amei seu blog ;)
    bjus

  2. Eu já vi muito esse desenho passava no Cruj. hehehehe

  3. Esse desenho era muito foda mesmo

    adorava ele

    http://italoopensador.blogspot.com/

  4. Sensacional ess desenho cara.
    Até hoje passa na TV cultura as 17h30 todos os dias.
    Quando to sem nada pra fazer nesse horario, é claro que eu vejo. Faz relembrar o melhor tempo da minha vida e que nunca mais vai voltar: a minha infãncia.

    Valeu pelo post amigo dinho.
    Se puder, faz um "por onde anda" da galera da TV Cruj.

    Abração
    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  5. vlw eric, to dando uma pesquisada acho que no fim de semana ja devo postar, abraço, e obrigado pelos comentarios.

  6. Anônimo

    velho, eu assistia.

  7. Até hoje me serve de inspiração pra botar apelido naqueles são zuados na faculdade!
    HAHAHA'

    Como sempre, parabéns amigão!

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  8. O Roger parecia o Dick vigarista: Sempre trapaceava e sempre se dava mal! rsrsrs

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  9. Eu era apaixonada por Doug!! Era um dos meus desenhos preferiiidos!!!
    Ele viajava legal! Tinha uma imaginação bem fértil! Haha

    http://ad-intra.blogspot.com

  10. Este desenho e ótimo... pena que ñ passa mais...

    cabiludo.blospot.com

  11. marcou época

    o legal eram as pessoas coloridas!!!

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/
    http://morethanrose.blogspot.com/

  12. O Doug é o meu favorito!! Ainda lembro de praticamento todos os episódios!!

  13. aaaaaaaahhhhh
    adorava o Doug! Achava mto massa msmo!
    mto legal sua postagem! eh bom relembrar de coisas q lembram nossa infancia! ^^

  14. cara eu era fã do Doug. Massa relembrar.

  15. Desenho que se destacou na época de bons desenhos, não essas tranqueiras de hoje em dia!

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  16. Anônimo

    Nooooooossa um dos meus desenhos favoritos da Nick *-*
    Fala sério, é mt booom ! HAHAHAHAHA
    O seu blog ta óoootimo, adoro vir aqui.
    Passa lá ? http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijooos ;*

  17. Eu tive uma professora igual a Srª Wingo. rs, era igualzinha e só percebi agora u.u'
    kkk

    Parabéns pelo blog amigo

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  18. Se tem algum desenho que marcou minha infância, esse foi Doug Funny ;D
    amoo muito. lol

  19. Anônimo

    Doug é histórico! Não fazem mais desenhos como antigamente!

  20. Eu gostava *-*

  21. Realmente não fazem mesmo. antes assistia desenho direto. hoje ainda tenho vontade de assistir. mas não tem um que preste.

  22. Caracaaa!
    Eu Assistia esse desenho Booy!
    kkkkkkkkk'
    Saudades!
    Pena q naum tenho mais tempo pra assistir mais nada!
    :D

  23. Anônimo

    poxaaaaaaaaaaa , saudades ! *-*

  24. Ahhhh.. eu amava Doug!!
    Um ótimo desenho!

    ;D

  25. EU ADORAVA esse desenho.
    Não perdia um *--*

Postar um comentário