TOP

Biografia #2- Steven Spielberg


Nome: Steven Allan Spielberg
Data de Nascimento: 
18 de Dezembro de 1946
Local de Nascimento: 
Cincinatti, Ohio - EUA


O judeu Steven Allan Spielberg sempre quis ser cineasta, cresceu vendo todo o tipo de filmes e programação de TV, o que talvez explique sua forma direta de narrar uma história, com planos rápidos e montagens mais rápidas ainda, semelhantes aos filmes de televisão que viu quando garoto. Com 13 anos de idade, em 1960, venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno, de 40 minutos, que falava sobre a guerra. Aos 16, fez seu primeiro filme em Super 8, chamado Firelight, exibido em uma sala de teatro local alugada por seu pai. No mesmo ano fez sua estréia profissional com o curta-metragem Amblin, de 24 minutos, que foi exibido no Festival de Filmes de Atlanta. Nessa época, o jovem e já premiado cineasta da família Spielberg, resolveu seguir carreira e tentou entrar no conceituado departamento de filmes da University of Southern California, onde não foi aceito, indo estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde fez cinco filmes.


Aos 25 anos dirigiu seu primeiro longa-metragem, "Encurralado", de 1971, realizado para a televisão. No elenco, Dennis Weaver, ator tarimbado, que já havia trabalhado com diretores considerados veteranos. O resultado é surpreendente. Daí em diante Spielberg passa a ser disputado pelos estúdios. Homem de marketing, sempre soube tirar proveito das oportunidades que a vida lhe ofereceu. Seu filme seguinte, já realizado para os cinemas, foi Tubarão", de 1975. Uma obra poderosa, repleta de momentos da mais pura tensão. Uma verdadeira aula de cinema. Ministrada por um novato, mas que na prática atuava como um mestre. Começa a era Spielberg. Nessa mesma época, um grande amigo e outro fissurado por cinema, George Lucas, lança "Star Wars - Guerra nas Estrelas", de 1977.


Também com Os Caçadores da Arca Perdida - o primeiro de uma série de três filmes do arqueólogo interpretado com perfeição por Harrison Ford - Spielberg foi indicado novamente ao prêmio e fez outro sucesso estrondoso nas bilheterias. Em 1982, idealizou e dirigiu aquele que seria um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos: E.T. - O Extraterrestre, emocionando platéias inteiras em todo o mundo. Mais tarde, Spielberg produziu duas seqüências, Indiana Jones e o Templo da Perdição (84) e a Última Cruzada (89).

Spielberg e Drew Barrimore (atriz)


Logo depois, em 84, fundou sua própria produtora, a Amblin Productions, sob a qual produziu diversos filmes como Gremlins, Goonies, De Volta Para o Futuro (I, II, e III), Uma Cilada Para Roger Rabbit, Os Flintstones, Gasparzinho, Tornado, Homens de Preto, e A Máscara do Zorro. Ainda no mesmo ano, reagiu as críticas de que não fazia filmes adultos com A Cor Púrpura (85), com Whoopi Goldberg, pelo qual recebeu 11 indicações ao Oscar - e por incrível que pareça - menos a de melhor diretor.

No início da década de 90, dividiu-se em dois trabalhos. Dirigiu a adaptação do romance de Michael Crichton, Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (93), sobre um milionário que constrói um parque habitado por animais pré-históricos reproduzidos em laboratório, e co-produziu e dirigiu seu primeiro filme em preto e branco, A Lista de Schindler (93), baseado na vida de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou centenas de judeus poloneses do extermínio ao empregá-los em sua fábrica. Ambos tornaram-se sucesso de público e crítica e propiciaram um fato inédito na história do Oscar: Spielberg amealhou 10 estatuetas com os dois filmes no mesmo ano, recebendo inclusive seu primeiro Oscar como Melhor Diretor por A Lista de Schindler. No ano seguinte, montou o seu próprio estúdio, a DreamWorks SKG, juntamente com David Geffen e Jeffren Katzenberg. Seus créditos no cinema incluem O Mundo Perdido-Jurassic Park, a continuação do sucesso Parque dos Dinossauros, Amistad e ainda o polêmico O Resgate do Soldado Ryan, com Tom Hanks e Matt Damon. Spielberg não economizou esforços para retratar com a maior fidelidade possível os horrores da guerra. Sem dúvida, trata-se de um dos maiores diretores de todos os tempos.


Spiberg,voltou a ganhar um Oscar® de Melhor Diretor pelo filme O Resgate do Soldado Ryan (98), em que o capitão interpretado por Tom Hanks tem a difícil missão de resgatar um jovem recruta durante a Segunda Guerra Mundial. Antes disso Spielberg também foi reconhecido com indicações da Academia com E.T. - O Extra Terrestre, Caçadores da Arca Perdida e Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

Steven Spielberg dirigiu, produziu e foi produtor executivo de sete dos 20 maiores filmes de todos os tempos. Spielberg namorou as atrizes Margot Kidder e Sarah Miles, casou e se separou da atriz Amy Irving e sua esposa atual é a Kate Capshaw. Ele ainta teve 7 filhos a atriz Jessica Capshaw, filha do primeiro marido de Kate Capshaw; Max Spielberg, filho de Amy Irving; Theo Spielberg, adotado por Kate antes de casar-se com Spielberg; Sasha, Sawyer e Destry Allyn Spielberg filhos de Kate Capshaw com o diretor; e Mikaela George Spielberg, adotiva.


Filmografia (diretor)

1969- Amblim (curta metragem)
1971- Encurralado
1972- Something evil
1973- Savage
1974- Louca escapada
1975- Tubarão
1977- Contatos imediatos de 3° grau
1979- 1941- Uma guerra muito louca
1981- Os caçadores da arca perdida
1982- ET- o extraterrestre
1983- No limite da realidade
1984- Indiana jones e o templo da perdição
1985- A cor púrpura 
1987- O império do sol
1989- Indiana jones e a ultima cruzada
1989- Além da eternidade
1991- A volta do capitão gancho
1993- Jurassic park
1993- A lista de schindler
1997- O mundo perdido
1998- O resgate do soldado Ryan
2001- A.I- inteligência artificial
2002- Minority Report- a nova lei
2002- Prenda-me se for capaz
2004- O terminal
2005- Guerra dos mundos
2005- Munique
2008- Indiana jones 4
2008- Lincoln
2009- Interstellar

Filmografia (produtor)

1980- Used cars
1982- Poltergeist
1983- Twiilight Zone
1985- De volta para o futuro
1985- The goonies
1989- De volta para o futuro 2
1990- Aracnofobia
1990- De volta para o futuro 3
1990- Joe vs the volcano
1994- Os flinstones- o filme
1994- Gasparzinho
1996- Twister
1997- Amistad
1997- M.I.B - homens de preto
1997- O resgate do soldado ryan
1998- A mascara do zorro
1998- Impacto Profundo
2001- Jurassic park 3
2002- M.I.B- homens de preto 2
2005- Memorias de uma gueisha
2005- A lenda do zorro
2006- Cartas de iwo jimma
2006- A casa monstro
2007- Paranóia 
2007- Transformers
2009- Transformers 2- A vingança dos derrotados
2010- True grit.



20 comentários:

  1. Lecal ó

  2. Esse cara é um mito do cinema, merece ser lembrado sempre
    otimo post
    www.iliketeenworld.blogspot.com

  3. Quanta coisa ele já fez rs

  4. Muito legal

  5. Esse cara é um gênio!
    Parabéns por ter colocado a biografia dele.

  6. Mito!
    Fdp!só filme bão!

  7. Se não for Gênio, não tem outra palavra pra defini-lo. Os melhores filmes passaram pelas mãos dele.

    Parabéns amigo dinho
    http://futebol-emfoco.blogspot.com/

  8. Esse cara é tongo.

  9. um dos melhores diretores e produtores do mundo!
    assisti a quase todos filmes dele e a qualidade da maioria são impecaveis,realmente igual a esse e dificil encontrar,o cara "mitou" o cinema...

    http://rfgamesx.blogspot.com/

  10. simplismente


    G.E.N.I.O.

  11. Tem nem do que falar né! Esse é o melhor diretor de todos.

  12. Steven *-*

    Cara, to te seguindo ;]

  13. um verdadeiro mito!

  14. Tem que aplaudir de pé esse camarada. Tanto como produtor quanto como diretor ele é fera!

    parabéns Dinho, meu amigo

    http://futebol-emfoco.blogspot.com/2

  15. Esse é fodão hein. Sem comparações.
    Passa? http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijoos

  16. Blog show

    Gostei das partes da mulheres kk

    to seguindo ! segue o meu lá tbm

    http://oosmanolos.blogspot.com/

  17. Pra mim é um dos melhores diretores que existiu, e aleém de fazer ótimos filmes, consegue agradar um público geral, e não apenas públicos específicos.
    Parabéns pelo blog.

    Passa no meu site. Clube das Financas. www.clubedasfinancas.com

  18. Esse cara é um dos melhores...

    Muito boa sua resenha...

    Beatriz T.

  19. Tem como negar a qualidade do trabalho deste cara?!
    Gostei da Biografia.

    ;D

  20. em palavras para descrever o brilhantismo desse cara. Sou fã dele.

Postar um comentário